Livros que falam de Brasil

Como hoje é um dia especial, 7 de Setembro, data na qual ocorreu o famoso Grito da Independência e o Brasil se tornou um país livre, resolvi dar dicas de livros que contam um pouco sobre nosso querido País, de diferentes formas.

b1

Sinopse

Os cinco séculos de História do Brasil estão permeados por episódios de resistência, de revolta, de insurreição que levaram às transformações sociais e políticas que moldaram a nação que somos hoje. Já no início da colonização, a implantação de um sistema escravocrata incentivou os primeiros sinais revolucionários, com a formação de Quilombos, núcleos de resistência libertária formados por escravos, que geraram o nosso primeiro líder, o mitológico Zumbi dos Palmares. Nos séculos seguintes tivemos, a Inconfidência Mineira, liderada por Tiradentes; o imperador D. Pedro I, como líder do movimento que fez do país uma nação independente; a redentora Princesa Isabel; o messiânico Antônio Conselheiro no sertão do Nordeste, onde também se destacou Padre Cícero, o mais influente dos líderes religiosos brasileiros até nossos dias.

b2Sinopse

“Brasil 360º” faz parte de uma série que apresenta imagens originais de paisagens brasileiras, sempre utilizando um recurso especial: a fotografia em 360º graus, que reproduz em um fotograma tudo aquilo que seria possível observar em um giro completo sobre o próprio eixo. Esta técnica permite revisitar as cidades, desfrutando novas perspectivas de cenários já célebres por sua beleza.

b3Sinopse

“Brasil Invisível” é um livro de fotografias que reunirá retratos de brasileiros anônimos e contará as histórias destes personagens espalhados por todo o país. As imagens registram o fruto do trabalho destas pessoas, sua maneira de sobreviver, suas crenças, sua comunidade e as paisagens que as cercam. Reunidos no livro, estes personagens formarão um extenso panorama da população brasileira em toda sua diversidade. Os textos, além de apresentar as pessoas retratadas, trarão dados estatísticos, indicadores sociais e informações gerais sobre o Brasil atual.

b4

 Sinopse:
Imagine-se ouvindo um bom contador de “causos” narrar uma história improvável, mas real e que diz respeito à todos nós. Um roteiro que parece extraído de filme de ficção. Marinheiros saem ao mar sem rumo, sem equipamentos adequados e chegam a um local desconhecido habitado por uma civilização totalmente diferente de tudo o que já tinham visto, a começar pelo fato de os nativos andarem totalmente nus, um choque para Europeus, acostumados as suas pesadas roupas de inverno.O que aconteceu a partir daí você já deve ter uma noção. Porém, neste livro a história contada terá detalhes que certamente te levaram “por mares nunca dantes navegados”.

Neste primeiro volume, vamos resgatar a trajetória do Brasil desde o período pré-colonial até a Proclamação da Independência, em 1822. Das aventuras ultramarinas das potências européias ao gresso de D. João VI a Portugal, em 1821; das Capitanias Hereditárias à ascensão ao trono de D. Pedro I, o príncipe-regente, transformado em primeiro Imperador do Brasil “independente”, você acompanhará, nessas páginas, um panorama completo do Brasil Colônia, com direito a análises, curiosidades, “causos” e revelações surpreendentes.

b5

Sinopse

EXISTE UM ESQUEMA tão repetido para contar a história do Brasil, que basta misturar chavões, mudar datas ou nomes, e pronto. Você já pode passar em qualquer prova de história na escola. Nesse livro, o jornalista Leandro Narloch prefere adotar uma postura diferente – que vai além dos mocinhos e bandidos tão conhecidos. Ele mesmo, logo no prefácio, avisa ao leitor: “Este livro não quer ser um falso estudo acadêmico, como o daqueles estudiosos, e sim uma provocação. Uma pequena coletânea de pesquisas históricas sérias, irritantes e desagradáveis, escolhidas com o objetivo de enfurecer um bom número de cidadãos.” É verdade: esse guia enfurecerá muitas pessoas. Porém, é também verdade que a história, assim, fica muito mais interessante e saborosa para quem a lê.

 

Já leram ou se interessaram em algum? super indico!

20 thoughts on “Livros que falam de Brasil

    • nahsodre says:

      Parece que temos uma tendência em não gostar das matérias que nossos pais lecionam ne? kkkkkkkkkk meu pai lecionava física quando eu estava no colegial, eu odiava, só em ver aquelas formulas dava vontade de sair correndo, eu era péssima kkkkkkkkk leia o guia siiim, é o melhor, e vc estuda jornalismo não é? vai amar Brasil invisível, é incrível!

      Like

  1. deborah says:

    Oie Nat, livros parecem muito bom pra conhecer um pouco da história do nosso país, gostei muito das indicações, pena que não somos um país com patriotismo forte, seria bem bonito, mas enfim, beeeijooos e boa semana a amiga

    Like

    • nahsodre says:

      Que bom que gostou da indicação 🙂 eu amoooo livros assim, leia Brasil Invisível, é emocionante! infelizmente a maioria dos brasileiros valorizam muuuuuito mais a cultura estrangeira do que a nossa ne =/ o pessoal só veem os defeitos, a corrupção, mas ninguém da uma olhadinha nas belezas que temos, nas riquezas do país… eu gosto MUITO da cultura estrangeira (obvio), mas AMO meu Brasil hahaha Bjo 🙂

      Like

    • nahsodre says:

      Sério Wan? eu sou apaxionada pela história no Brasil, mas os livros que indiquei não são só histórias não viu kkkkk tem o 360°, que é um livro com fotos maravilhosas do Brasil e suas belezas, o Brasil Invisível, que são histórias de pessoas, suas vidas, bem jornalistico… são bacanas 🙂 Bjokas!

      Like

    • nahsodre says:

      Sério Wan? eu sou apaixonada pela história no Brasil, mas os livros que indiquei não são só histórias não viu kkkkk tem o 360°, que é um livro com fotos maravilhosas do Brasil e suas belezas, o Brasil Invisível, que são histórias de pessoas, suas vidas, bem jornalistico… são bacanas 🙂 Bjokas!

      Like

    • nahsodre says:

      Eu sempre amei muito história também, é verdade, eu não fiz faculdade de história mas sempre busco algum livro relacionado pra ler, porque acho incrível, até hoje nem metade do que está nos livros os professores me ensinaram, uma pena isso ne? se no colégio tivesse um assunto mais amplo sobre história as pessoas teriam mais curiosidade e gostariam mais tbm…

      Like

  2. Ana Beatriz says:

    Gostei das sugestões! A gente precisa valorizar mais a literatura nacional e a história do nosso próprio país também. Não vi tantas pessoas falando do 7 de Setembro, mas se fosse uma data comemorativa nos EUA, teriam bem mais.

    Like

    • nahsodre says:

      Obrigada 🙂 verdade, a maioria das pessoas valorizam mais os feriados americanos do que os nossos, não tentam entender o espírito de nossas datas ne? nosso país pode ser péssimo politicamente falando, mas é cheio de riquezas, cultura, é maravilhoso! e muitos não reparam, é uma pena.

      Like

Leave a comment